Wikia

Chespiritopedia

Roberto Gómez Bolaños

Discussão0
905 pages em
Este wiki
OgAAAAcVpPo2clORlKnSGas82SH53jHdc96JZSVwg8j5Aeks6vrl 1nRgH70ejC8FQcuLRnRFc5mFNxOhFGudRv 3A4Am1T1UM0mFEU8PQS7xN7O0Q-HkJtHmFrQ

Bolaños se preparando, para vira Chapolin

Chapolin 1
Chapolin e Chaves Pequeno

Palma, palma!! Não priemos cânico!!

Este artigo é pequeno, mas ser pequeno tem suas vantagens!! Ou não. Edite-o!!
Roberto Gómez Bolaños
Chespirito
Local de Nascimento Cidade do México,Distrito Federal
México  
Data de Nascimento 21/02/1929
Idade 85 anos
Atuou em Chaves
Chapolin
Chespirito
Personagens Chaves
Chapolin Colorado
Dr. Chapatin
Pancada Bonaparte
Chaveco
Chespirito
Vicente Chambón
Dom Caveira
Cidadão Gomez
Parentes Florinda Meza (esposa)
Horácio Gómez Bolaños (irmão)
Gustavo Díaz Ordaz Bolaños (tio)

Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chespirito (de "Pequeno Shakespeare", graças a sua altura) é um ator, roteirista e comediante mexicano. Bolaños escreveu, criou e atuou como personagem principal nas séries Chaves, Chapolin e todos os programas do programa Chespirito. Atualmente, Bolaños é casado com a atriz Florinda Meza e voltou aos teatros, com a peça "11 y 12". Chespirito já estrelou cinco filmes cômicos e escreveu três livros. Bolaños é considerado o segundo maior humorista do México.

VidaEditar

Nascido na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929 , Roberto Gómez Bolaños era filho da secretária Elsa Bolaños e do ilustrador Francisco Gómez Linares e irmão do meio de Horácio Gómez Bolaños e Francisco Gómez Bolaños. Bolaños se formou em Engenharia (nunca exercendo a profissão) e foi lutador de boxe, mas nenhuma das profissões o atraiu mais como a comédia. Começou na área de publicidade, entrando no rádio e na TV, se tornando roteirista no extinto programa dos humoristas Viruta y Capúlina. Seu primeiro trabalho em frente as telas foi Los Supergenios de La Mesa Cuadrada, ao lado de Ruben Aguirre, Ramón Valdez e Maria Antonieta de Las Nieves. Foi nesse programa que surgiu seu primeiro personagem, Dr. Chapatin. Com o sucesso do programa da Televisa, Bolaños ganhou mais dois programas, Chaves e El Chapulín Colorado, que logo se tornaram fenômenos.

Em meados da década de 50, a atividade de Bolaños como roteirista ficou muito intensa. Escreveu para rádios, TV e para o cinema. Por 10 anos forçou com seus roteiros o programa semanal "Cómicos y canciones", que foi de grande sucesso. Por 1960 e 1965, dois programas disputavam o primeiro e segundo lugar da TV mexicana, e ele escrevia os dois. Eles eram: "Estudio de Pedro Vargas" e o já mencionado "Cómicos y canciones". No fim de 1968, Bolaños foi contratado pela emissora TIM com a oferta de utilizar em sua programação um espaço de meia hora em todo sábado. Assim, nasceram séries como "Los supergenios de la mesa cuadrada" e "El ciudadano Gómez". Simultaneamente, nascia a carreira de ator para Chespirito.

Em 1978, Roberto Gómez Bolaños "Chespirito" produziu, escreveu e atuou no filme El Chanfle, que ganhou de todos os recordes de bilheteria existentes até essa data no México.

Em 2009, Chespirito fez uma cirurgia para retirada da próstata, por causa do seu câncer de próstata, e por isso ele ficou muito deprimido. Bolaños sofreu sequelas e tem dificuldades para andar e falar, tendo agora que usar uma cadeira de rodas. O ator está fazendo fisioterapia e outros exercícios para poder recuperar seu estado normal.Ainda hoje Bolaños é amado e respeitado por todos os milhares de fãs que tem conquistado em diversos Países,um mito que permaneçe vivo e passando de geração á geração.

Em 2011 Bolaños foi entrevistado por Ratinho,o SBT exibiu no dia que a emissora completou 30 anos.

Em 2012 Bolaños foi internado depois de se emocionar em uma homenagem no Mexico ao seu aniversário de 83 anos de vida é tambem seus mais 40 anos de carreira.Segundo a Televisa ele so teve uma queda de pressão.

SiteEditar

Atores
Séries Clássicas: Roberto Gómez Bolaños - Carlos Villagrán - Ramón Valdez - Maria Antonieta de Las Nieves - Florinda Meza - Ruben Aguirre - Angelines Fernández - Edgar Vivar - Raúl "Chato" Padilla - Horácio Gómez Bolaños - Anna Lílian de La Macorra
Participações: María Luisa Alcalá - Ricardo de Pascual - Regina Torné - Abraham Stavans - Germán Robles - Hector Bonilla - Maribel Fernández - Rosita Bouchot - Janet Arceo - Ángel Roldan - Marta Zabaleta - José Luis Amaro - Olivia Leiva - José Antonio Mena - Arturo García Tenório - Raúl Padilla "Chóforo" - Ramiro Orcí - Jorge Gutiérrez Zamora - Angélica Maria - Rocío Prado - Eugenia da Silva - Luz Elena Silva - Yula Pozo
Clube do Chaves: Moises Suárez - Anabel Gutiérrez - Arnoldo Picazzo - Roberto Gómez Fernández - Benny Ibarra - Veronica Fernández - Maria Clara Zurita - Eduardo Palomo - Carlos Pouliot - Eduardo Shilinsky - Pedro Romo - Rodolfo Rodrígues

Rede da Wikia

Wiki Aleatória